sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PROJETO: AFRICANIDADES



Hoje, 09/08)2013, desenvolveram palestras e apresentações culturais na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz o Projeto AFRICANIDADES se fortalecendo com a presença de UNIVERSITÁRIOS, PROFESSORES E AFRICANOS da UNILAB/REDENÇÃO.
Apresentações: Área das Ciências Humanas
·         Primeira apresentação: grupo de dança que apresentará os vários ritmos  da cultura- afro .
·         Poema: Oh! África
·         Segunda apresentação: dança clássica que envolverá a trajetória de lutas e conquista  vivenciadas pelos afro- descendentes .
·         Apresentação:  Erlane África com Novo Olhar
África mãe,  África amada,  África dos nossos ancestrais,  nós somos da África , nascemos da África, nos ritmos e danças descendem da  África, o Brasil ganhou forças graças a África, que formou um povo que sofreu racismo, mas  é uma nação forte,  a África é rica de cultura de valores,  a África é a terra da origem, foi lá em que tudo começou. Na África, onde tudo se cria tudo ganha força, na África livre, África da liberdade.

·         Autor: Wallysson  Menezes 3° ano D
Inicio: Entra os ritmos: Samba, Morena da angola Kuduru, Zouk, Capoeira, Coroação de iemanjá



Poema: Autor Wallysson Menezes

Oh mãe África perdão se te abandonei/ Sofri muito, fui expulso, expulso do mundo/ Por ter herdado de ti essa cor/ Cor do amor que me flui/ E influi o mundo.

Hoje a te venero e respeito/ Tuas artes e ritmos/ Danças e cultura, tuas vidas futura/ Que vem em mim renascer e que me faz crescer/ Mas em te oh mãe/ Hoje o que me resta é festejar, glorificar iemanjá/ Rainha do céu e do mar, que vem sincretizar com N. Senhora, / Também  rainha e mãe/E hoje parto os pães com meus irmãos/ Que sofreram humilhação/ Mas souberam ouvir/ Tuas palavras sábias/ Porque filhos da África/ Perdoa e não guarda mágoas/ Afinal somos todos irmãos

Apresentação: Elislania e Igor
Essa dança artística representa a trajetória do africano nas terras brasileiras, como foi a sua chegada, o sofrimento da escravidão, os valores que eles preservaram através do sincretismo religioso e das artes corporais tais como: a sensualidade e o gingado herdado, contribuindo com a herança de beleza que só o nosso povo brasileiro tem, através da miscigenação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário