quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Planejamento Coletivo de Outubro/ 2011.

















O planejamento coletivo da E.E.M.Wladimir Roriz realizado no dia 08/10/2011 foi um momento muito especial. Reunir a Congregação de professores e funcionários para realinhar a caminhada e delinear o Projeto Político Pedagógico (PPP) foi nosso objetivo central.

Dentre os objetivos específicos nos detemos em: realizar uma oficina de harmonização e cultura de paz; socializar o relatório de visita da superintendência (1º semestre); reavaliar nossas ações (SPAECE, ENEM, Vestibular e demais projetos); incentivar os professores a participarem dos projetos na Feira Regional (9ª CREDE) e Projetos Escolares (SEDUC); discutir objetivos educacionais da escola para a construção do PPP em cada disciplina e ambientes; comemorar a Dia do Professor (15/10) e Funcionário (28/10).

A oficina de Harmonização e Cultura de Paz foi o primeiro momento. Durante toda a manhã, contamos com a participação especial do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventude e Docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) na pessoa da doutoranda em Educação Brasileira, Maria Joyce Maia Costa Carneiro, do psicólogo Dário e de Catarina, ambos pesquisadores e colaboradores desse programa. Nessa oficina foram utilizadas diversas estratégias de dinâmicas de grupo, momentos de sensibilização, de harmonização e de vivências objetivando estabelecer harmonia e paz na equipe de trabalho da escola. Na verdade, este momento suscitou o conhecimento e o aprendizado e a troca de experiências, embalados pela música os participantes foram conduzidos a falar sobre o significado e importância da paz, da cultura de paz e do momento de harmonização dentro da sala de aula com os educandos. Através de desenho, da música, do cântico, da terapia do abraço, a grande maioria foi tocada para vivenciar este momento em sua sala de aula.

O Projeto VIVE, em outubro, vem trazendo A FELICIDADE como valor humano essencial. Cabe a cada um de nós desenvolvermos atitudes e ações que conduzam a comunidade escolar a vivenciar, realmente, esta cultura da paz como a felicidade.

Após o almoço, vivenciamos a entrega de brindes e sorteios pelo núcleo gestor e a troca de “mimos” na brincadeira do ANJO que iniciou na segunda-feira anterior ao encontro. Em seguida, passamos para o segundo momento na sala do LEI 1: informes gerais, sistemática de avaliação (3º bimestre); projetos participantes da III Feira Regional e Projetos Escolares e repasse do encontro do Projeto Diretor de Turma.

Para encerrar, nos subdividimos em grupos para discutir os objetivos educacionais da escola para o PPP em cada disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário