terça-feira, 18 de outubro de 2011

DICAS ENEM 2011

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO WLADIMIR RORIZ

DICAS ENEM 2011:

1. Chegar no horário. (hora local: 12h/ - horário de Brasília:13h), perdeu a hora perdeu a prova;

2. Separe no dia anterior a prova, o material que irá levar: caneta preta (duas), cartão de confirmação, documentos com foto (RG ou Carteira de Habilitação ou Reservista).

3. LEVE caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

4. Durma cedo para não sentir sono durante a prova, cuidado com a alimentação, alimente-se bem antes da prova, vista roupas e calçado confortáveis no dia da prova.

5. Dia 22/10/2011 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões). Tempo para a prova: 4h30

6. Dia 23/10/2011 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões), Redação e Matemática e suas Tecnologias (45 questões). Tempo para a prova: 5h30

7. Com 90 questões cada dia, muitos estudantes chegam na pergunta 65 exaustos e não conseguem um bom resultado. Além do conhecimento, é uma prova de resistência, que exige preparo físico e emocional",

8. Antes de iniciar as provas verifique se o seu caderno de questões contém: A quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas.

9. LEIA cada enunciado e separe o que é importante. A maioria das perguntas conta uma historinha para no final apresentar o que quer. O estudante não pode perder muito tempo nessa leitura, é preciso focar no que a questão pede. O recomendado é que não se perca mais de três minutos com cada questão.

10. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.

LEMBRE-SE: o uso desse material poderá eliminá-lo.

11. Fique calmo quanto ao desempenho, pois a ansiedade pode influenciar na hora da prova. “Confiança demais atrapalha, já que o aluno menospreza a prova e acaba errando questões bobas, perdendo pontos importantes. Por outro lado, não dá para ficar ansioso demais e com medo porque isso diminui o desempenho”,

12. Para a redação, a dica é: faça primeiro a redação, só depois resolva as questões

13. Dica! Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

14. Leve chocolate (de preferência branco), pois pesquisas comprovam que o chocolate reativa a mente quando está cansada. Leve também uma garrafinha de água mineral.

PROVA DE RedaÇÃo: A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na redação: 1. Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual"; 2. Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado "Em Branco"; 3. Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura "Texto insuficiente"; 4. Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; 5. Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".

"Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória, e eu errei. Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso." Michael Jordan

"Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer." Michael Jordan

E SOBRETUDO LEMBRE-SE:

ACREDITE NO SEU POTENCIAL, NÃO DESANIME, POIS NÓS, PROFESSORES E NÚCLEO GESTOR, ACREDITAMOS NO SEU POTENCIAL E ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário