segunda-feira, 13 de maio de 2013

Projeto Música na Escola faz apresentações no Intervalo Interativo WR


PROJETO MÚSICA NA ESCOLA objetiva contribuir para a aplicação da Lei 11.769 e para a efetivação do dos conteúdos curriculares que contemplam o ensino de música na disciplina de Artes; oportunizar os talentos e valorizar a arte na escola, através da música, por meio da capacidade vocal e habilidade com diversos instrumentos musicais. 

Em um primeiro momento, as atividades estarão voltadas a apreciação e a inclusão da música no ambiente escolar, compartilhando e levar conhecimentos musicais básicos a todos os participantes do projeto. 

Quanto às atividades com a música a serem desenvolvidas, tem se os seguintes objetivos específicos: 

  • Formação de grupos de música, proporcionando ao educando o desenvolvimento da cultura, a sensibilidade pela música;
  • Favorecer o desenvolvimento do senso rítmico, da sensibilidade auditiva, estimulando a socialização e a autoestima, o incentivo ao interesse e o aprimoramento musical; 
  • Propiciar um desempenho autônomo e criativo, oportunizando aos adolescentes a criação e dinamização de seu projeto de vida com e dignidade; 
  • Promover um bom comportamento, atitudes, hábitos, respeito, valores, participação e organização, proporcionando aos alunos uma escola moderna, democrática e verdadeiramente cidadã;


CRONOGRAMA
Período
Atividade
Descrição da atividade
Fevereiro/2013
Divulgação, apresentação e inscrição.
Apresentação especial e sensibilização do projeto; elaboração e publicação do edital; inscrição e divulgação de resultado processo seletivo.
Março/abril
Oficina de iniciação à musicalidade
Estudo sobre sonorização e parâmetros do som e elementos da música; atividades práticas envolvendo os elementos musicais estudados; prática de conjunto; prática de grupo vocal; apresentações musicais.

COLABORADORES: Prof. Irismar, prof. Maicon, Profra. Maria, Prof. Josiel, Profra. Nazaré, Prof. Alex, Prof. Cleiton e Moisés.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
No dia 03 de maio tivemos a apresentação Big Band Rut’s de Horizonte.

TEMA POR AULA
1ª semana: AULAS SOBRE PARÂMETROS SOM / PRÁTICA DE CONJUNTO
2ª semana: AULAS SOBRE ELEMENTOS DA MÚSICA   / PRÁTICA DE CONJUNTO
3ª semana: GÊNEROS MUSICAIS / PRÁTICA DE GRUPO VOCAL
4ª semana: NOTAS MUSICAIS /  PRÁTICA DE GRUPO VOCAL
  
APRESETAÇÕES DOS ALUNOS
PROJETO: CHOROZINHO, NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA
PROJETO: SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA
PROJETO: GERAÇÃO DA PAZ
PROJETO: AFRICANIDADES
PROJETO: RECICLAR É PRECISO
  
Maio/junho
História da Música
Uma viajem pelo universo da música, analisando-a nos aspectos, histórico-culturais, regionais e elementares; apreciação e formação de grupos dos diversos gêneros musicais; prática de conjunto; prática de grupo vocal e apresentações musicais.
Agosto/setembro
Harmonia I
Estudo sobre as escalas musicais; aplicação prática das escalas por meio de apreciação, composição e apresentação; prática de conjunto; prática de grupo vocal e apresentação musical.
Outubro/novembro
Leitura musical I
Noções básicas sobre leitura de partitura e arranjo musical;
Aplicação prática do conteúdo; prática de conjunto; prática de grupo vocal e apresentação musical especial semana da música.
Dezembro
Leitura rítmica I
Noções básicas sobre os diversos elementos rítmicos, assim como sua representação e leitura numa partitura; composição e execução de trechos musicais; prática de conjunto; prática de grupo vocal e apresentação especial músicas natalinas.

Veja algumas fotos da apresentação no intervalo do dia 03/05.











Para conferir as fotos na íntegra acesse o nosso perfil no facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário