terça-feira, 8 de novembro de 2011

AULA DE CAMPO DO PROJETO MEU CEARÁ É ASSIM EM QUIXADÁ-CE.

No ultimo dia 29 de outubro de 2011, aconteceu mais uma aula de campo da escola Wladimir Roriz com apoio da Diretora Terezinha Alves e organização dos professores da área de ciências humanas: Roberto Santos, Ivanilde de Oliveira e Aldenir Rocha e com a colaboração de Nazaré de Fatima, Nívea Maria, Andesson Andrede, Ailton Matos, Josiel Albino e da Coordenadora Rosivânia Santos, com objetivo de propor aos nossos educandos um conhecimento mais abrangente sobre a História do Ceará enfatizando vários aspectos: históricos, geográficos, sociais e culturais do município de Quixadá, como também, propiciar um dia de lazer ao sair da rotina da sala de aula.

ROTEIRO

· MUSEU DE QUIXADÁ JACINTO DE SOUSA

· MEMORIAL RAQUEL DE QUEIROZ

· ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM

· CAPELA DE SAO JOSÉ E MOSTEIRO SERRA DO ESTEVÃO

· AÇUDE DO CEDRO

· SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA IMACULADA RAINHA DO SERTÃO














rerererere

sábado, 5 de novembro de 2011

VALORES HUMANOS DO MÊS: RESPONSABILIDADE E SIMPLICIDADE.

A EXPRESSÃO DA ALMA

A expressão da alma é serena, mansa, sem
arroubos ou depressões. A expressão da alma
é a expressão da paz, da tranquilidade. A alma
não se exalta, nem se desespera. Se expressa
sempre no mesmo tom, porque ela não busca
nem evita nada, não tem que partir nem chegar.
A alma vê e reage ao que vê, sem ter que provar
nada nem convencer ninguém. A alma brinca
e vive sempre da mesma maneira. Tudo para
ela é vida. A expressão da alma é a mais pura
e real expressão do seu eu interior. O ser
interior, quando se expressa, é a expressão
da verdade, daquilo que vê, sente, e ouve, sem
subterfúgios, sem os jogos sociais. A alma, quando se
expressa, é percebida e sentida, vista e amada. A sua
expressão toca fundo nas pessoas, de maneira suave
e direta. Tocar as pessoas é um gesto da alma.
A máscara, os jogos encontram ressonâncias em outra
máscara, em outros jogos. Para encontrarmos a
pessoa do outro, precisamos nos expressar com a nossa
alma. É ela que atinge, transforma e faz vibrar na alma,
o contato, o encontro, o toque. A
intimidade só é intimidade de almas. Na sua
profissão, você sabe, não tem jeito de ser efetivo
sem a expressão da alma. É necessário que a
alma do outro se expresse para ser recebida
e tocada pela sua. A sua alma será um convite
para a expressão da alma do outro. Se sua
alma se esconder, ou não se expressar, você
estará mostrando ao outro que a alma dele também
não poderá ser expressa. Então não haverá o
encontro curativo. Ele perceberá que junto de você
não existem condições para que sua alma se expresse.
Uma vez que você evita a sua própria, como então,
poderá receber a dele? Você só receberá a alma do
outro se estiver à vontade com a sua. Você só
encontrará o outro se antes tiver se encontrado com
você. Sem você não poderá existir o outro.

HOMENAGEM AOS SERVIDORES PÚBLICOS.




III Feira Regional 9ª CREDE – Horizonte.

A E.E.M. Wladimir Roriz participou da III Feira Regional de Ciências realizada dia 26 de outubro pela 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento Educacional em Horizonte-CE. Ao todo, a escola apresentou quatro (04) projetos: Meu Ceará é Assim... (Ciências Humanas), Meu Ambiente (Ciências da Ambientais), Aromas e Sabores (Ciências da Natureza) e Robótica.
O Projeto Vivendo Valores na Escola (VIVE) foi convidado a montar uma tenda e expor para os convidados as oficinas desenvolvidas durante a Feira de Ciências da escola e as ações do projeto apresentadas durante todo o ano.
A Professora Nazaré de Fátima (Regente do Centro de Multimeios) orientadora e multiplicadora do projeto acompanhou de perto os ensaios do grupo de teatro e dança do VIVE, que fez brilhar a apresentação do “ O Menestrel” na abertura da feira Regional.
Felicitamos e parabenizamos a todos os professores orientadores dos projetos que concorreram a uma vaga para a Feira Estadual e os nossos queridos (as) alunos (as) que expuseram seus projetos com todo seu potencial, embora os mesmos não tenham sido selecionados, destacamos seu brilhante desempenho na elaboração e desenvolvimento dos projetos na escola.









sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Justiça suspende anulação de 13 questões do Enem 2011

O TRF 5 suspendeu a anulação de 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. A decisão foi proferida pelo desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima nesta sexta (4).

De acordo com a decisão, as 13 questões somente ficarão anuladas para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que se submeteram à prova. Assim, "as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame", segundo nota do TRF 5

Mais razoável

De acordo com o presidente do TRF5, a solução dada por ele é a mais razoável. “A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração”, avaliou o presidente do TRF5 na sua decisão.

“Nenhuma solução é de todo boa. Aliás, isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, é dizer, o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, concluiu o magistrado.

O pedido de suspensão da liminar havia sido feito ontem (3) pela AGU (Advocacia Geral da União), através do procurador regional federal Renato Rodrigues Vieira e dos subprocuradores regionais Rodrigo Cunha Veloso e Miguel Longman.

FONTE: www.uol.com.br

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Governo recua e aceita anulação de questões do Enem

Brasília - O governo federal decidiu na manhã de hoje que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, que determinou a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas questões, segundo investigação da Polícia Federal (PF), vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste. Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem.

Mais cedo, o Ministério da Educação chegou a afirmar que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". A nova orientação, porém, é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.

FONTE: www.uol.com.br

Governo recua e aceita anulação de questões do Enem

Brasília - O governo federal decidiu na manhã de hoje que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, que determinou a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas questões, segundo investigação da Polícia Federal (PF), vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste. Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem.

Mais cedo, o Ministério da Educação chegou a afirmar que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". A nova orientação, porém, é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.

Por causa de vazamento, Justiça anula 13 questões do Enem 2011

A Justiça Federal no Ceará decidiu na noite desta segunda-feira (31) anular 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Segundo o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) deve desconsiderar esses itens na hora da correção.

Ficam anuladas as seguintes questões no caderno amarelo e suas correspondentes nos outros cadernos: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do primeiro dia; 113, 141, 154, 173 e 180, do segundo dia.

Pelo Twitter, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep afirmaram que "consideram a decisão do juiz Luiz Praxedes desproporcional e arbitrária, e vão recorrer em Tribunal de Recife ainda esta semana".

FONTE: www.uol.com.br

VENCEDORES CONCURSO DE REDAÇÃO


REDAÇÃO É CLASSIFICADA EM 3º LUGAR NO ESTADO



Parabenizamos a aluna Ana Karina Pereira Lima, 3º ano D, pela conquista do 3º lugar do estado no IV Concurso de Redação do Senado Federal. Seu texto, que tem como título “Cruzar os braços ou arregaçar as mangas?”, foi selecionado pela escola no último mês de setembro. Desejamos a Karina muito sucesso em sua caminhada e bastantes vitórias em seu futuro.




Abaixo, segue o link do resultado completo do consurso:

http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3462:seduc-divulga-resultado-do-iv-concurso-de-redacao-do-senado-federal-etapa-estadual&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=76

CONCURSO DE REDAÇÃO



E. E. M. WLADIMIR RORIZ PARTICIPA DE MAIS UM CONCURSO DE REDAÇÃO.


O 5º Concurso de Desenho e Redação da CGU tinha como tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público”, o qual foi tratado pelos professores da instituição, principalmente os professores de português e os professores diretores de turma. Após atividades em sala, geridas pelo professor de português, foram produzidos mais de 300 redações. Dentre estas foi selecionada para participar da etapa nacional do concurso a da aluna Naurisângela Costa, aluna do 3º ano B e do Projeto Rumo à Universidade.
Agradecemos a participação dos alunos, o empenho dos professores de português e o apoio dos demais colegas para a concretização de mais esta meta. Parabenizamos à estudante e a seu professor Wellington Alves pela conquista , desejando-lhes sorte na próxima fase do concurso.