terça-feira, 20 de abril de 2010

O QUE É O ENEM

O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes e egressos deste nível de ensino. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Também são objetivos do Enem:- oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo de trabalho quanto em relação à continuidade dos estudos; - estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo de trabalho;- estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior; - possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais. A estrutura do Exame tem como base uma matriz com a indicação de competências e habilidades associadas ao conteúdo do Ensino Fundamental e Médio que são próprias ao sujeito na fase de desenvolvimento cognitivo, correspondente ao término da escolaridade básica. O Enem é constituído por uma prova única contendo 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação.
Como é o exameO Enem é composto de duas etapas: uma prova com 63 questões objetivas e uma redação argumentativa/dissertativa em quatro versões nas cores verde, branca, amarela e cinza. Cada uma delas vale 100 pontos. A prova acontece no mês de agosto, num domingo e o resultado é usado no processo seletivo de mais de cem instituições de ensino superior.
Como são as inscriçõesAs inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios com o pagamento de uma taxa de 35 reais e levar uma cópia e o original de um documento com foto, como a carteira de identidade. Pode ser feita também pela Internet acessando a página (clique aqui), preencher a ficha, imprimir o boleto e pagar a taxa em qualquer banco. A participação no exame não é obrigatória. Para o Exame, o MEC prometeu que os alunos de escolas públicas que estiverem concluindo o Ensino Médio poderão fazer o ENEM gratuitamente. Para alunos da rede pública, que têm isenção da taxa, a inscrição na Internet só será aceita se a escola aderir ao processo. A confirmação com o número de inscrição e a indicação do local da realização da prova serão enviadas pelos Correios para o endereço informado na ficha de inscrição. As notas começam a ser enviadas geralmente no mês de novembro.
Documentos exigidos para inscriçãoOriginal e cópia de um documento de identidade com foto. O melhor é que seja a Carteira de Identidade (RG), mas valem também cédulas de identidade expedidas pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, bem como a Cédula de Identidade para Estrangeiros, das Ordens ou Conselhos de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação. O requerimento deve ser preenchido no ato da inscrição. Pode-se fazer a inscrição em uma cidade e realizar o exame em outra, desde que isso seja indicado na ficha de inscrição. As inscrições podem ser feitas por procuração, se for necessário.
Horário para chegar e o que levar no dia da provaA prova começa às 13 horas (horário de Brasília). Compareça ao local com uma hora de antecedência. A duração é de cinco horas e encerra-se, portanto, às 18 horas. Leve caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Não são permitidos calculadoras e quaisquer instrumentos de comunicação. Não se esqueça de seu documento de identidade e do comprovante de inscrição.
Resultados Os resultados individuais são sigilosos e serão remetidos pelo correio diretamente ao aluno. Como a participação no ENEM é opcional, o aluno pode realizar a prova mais de uma vez.
O Enem usado para ingresso na universidadeOs resultados do Enem têm várias finalidades. Uma delas é servir de critério de avaliação para a entrada na universidade. São muitas as instituições que atualmente os utilizam para avaliar os candidatos a uma vaga no ensino superior. Inúmeras instituições de ensino superior em todo o País usarão as notas do ENEM em seus processos seletivos deste ano. Todas as universidades, centros universitários, institutos e faculdades cadastrados pelo INEP já utilizaram o ENEM no ano passado. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, aceita a nota no Enem no cálculo dos pontos da primeira fase de seu processo de seleção, podendo representar até 20% do total de pontos do candidato. A Universidade do Grande ABC (UniABC), de São Caetano do Sul, substituiu totalmente o vestibular pela nota no Enem.
Confira as dúvidas mais frequentes: Clique Aqui!
MEC divulga estatísticas do EnemOs resultados finais do Enem, divulgados em 13 de dezembro pelo ministro da educação nos convidam a refletir. A boa novidade fica por conta da melhoria da média de redação, que subiu de 50,37 em 99 para 60,87 em 2004. Um dado a lamentar é a disparidade entre as médias da rede pública e da particular de ensino. Os alunos de escolas particulares em média se saem melhor no Enem que os alunos da rede pública. Veja mais dados na página Estatísticas do Enem.
Maiores InformaçõesSe você quiser obter informações mais detalhadas sobre o Enem, entre em contato com a Secretaria de Educação de seu estado. Na Internet, ou visite o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário