Calendário – Curso
Ensinando e aprendendo com as TICs
ENCONTROS PRESENCIAIS
04/11 (Manhã) - Área de Humanas (Laboratório de Informática)
06/11 (Manhã) - Área de Ciências
(Laboratório de Informática)
09/11 (Manhã) - Área de Linguagens (Laboratório de Informática)
LEMBRETE
Nossa meta
100% de Aprovação
Desistência 0%
Gostaríamos de lembrar que a vaga ocupada por você neste curso será desperdiçada com a sua desistência. A própria escola se prejudica com um professor a menos a ter conhecimentos sobre o uso das tecnologias na educação.
O cursista que resolver desistir de concluir o curso, pedimos que o mesmo registre sua decisão (pode ser por um e-mail), apresentando a justificativa para a desistência. O mesmo será encaminhado para 9ª CREDE (NTE)
terça-feira, 3 de novembro de 2009
CALENDARIO - CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
REGULAMENTO INTERNO - LABORATÓRIO ESCOLAR DE INAFORMÁTICA
Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz
Avenida Luiz Costa, S/N – Chorozinho – Ceará
Cep: 62875-000 – Fone/fax: (85) 3319-1728
REGULAMENTO
DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
1- DA APRESENTAÇÃO
1.1 O Laboratório Escolar de Informática – LEI está instalado junto à Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz, avenida Luiz Costa, S/N – Chorozinho – Ceará. 1.2 O horário de atendimento segue o cronograma determinado pelos professores e Direção da Escola. Segunda à sexta de 06h50min às 11h10min, de 12h50min às 17h10 min e de 18h50min às 22h00 min
2 – DOS OBJETIVOS
2.1 O Laboratório de Informática tem como objetivo, atender aos alunos, professores e funcionários, no desenvolvimento dos trabalhos e pesquisas referentes às disciplinas ministradas, além de servir como suporte didático aos professores, quando necessário.2.2 As normas para uso do laboratório de Informática, visam manter a ordem e a disciplina, bem como a tranqüilidade para alcançar seus objetivos, determinando assim melhor utilização dos micros e seus periféricos, pois não basta somente a quantidade de equipamentos se caso a postura de seus usuários não atenda os requisitos mínimos para sua utilização.2.3 Enquadram-se como usuários do laboratório de Informática: professores, funcionários e alunos da Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz. Deixando de fazer parte do corpo docente ou após conclusão de curso ou transferência, o usuário fica, imediata e automaticamente, descredenciado à acessar o laboratório. Aberto também quando solicitado com antecedência à comunidade de modo geral tendo um funcionário como responsável.
Paragrafo Único - Organização: O Laboratório de Informática conta, em seu quadro de recursos humanos, com dois professores coordenadores, responsáveis no apoio às consultas e pesquisas, e um auxiliar de limpeza.
3 – DA UTILIZAÇÃO
3.1 O Laboratório de Informática deve ser único e tão somente para atividades escolares que necessitem da utilização prática do computador e estiverem ligadas ao Ensino ou Pesquisa Escolar.3.2 É vedada a utilização dos computadores para fins não relacionados com as atividades escolares. O aluno, professor ou funcionário que incorrer a tal situação pode, a critério do responsável pelo laboratório, ser suspenso temporariamente da utilização do mesmo.3.3 Fica terminantemente proibida a utilização de jogos eletrônicos no laboratório. Em situações especiais, onde o jogo for comprovado objeto de estudo, deve haver autorização do professor responsável pelo acompanhamento dos trabalhos.3.4 A impressão, por parte dos usuários, de cartazes, trabalhos, capas e similares somente poderá ser utilizada para apoiar a apresentação de trabalhos, devendo antes da impressão ser submetidos à avaliação do professor, devendo evitar assim quaisquer desperdícios.3.5 Sendo solicitado pelo professor, o aluno deve, obrigatoriamente, mostrar a atividade que está desenvolvendo.3.6 Cada Computador pode ser usado por no máximo 2 (dois) alunos ao mesmo tempo, salvo em situações de aula em que o número de computadores não seja suficiente para a quantidade de alunos.3.7 Fica terminantemente vedada a entrada de qualquer tipo de comida, bebida ou fumo no Laboratório de Informática.3.8 É obrigação de todo usuário, desligar os computadores e deixar sua bancada limpa e organizada, após a utilização do equipamento. 3.9 É vedada a utilização de outros equipamentos que possam por ventura, vir a prejudicar o perfeito funcionamento do laboratório, tais como telefones celulares, walk-mans e afins.3.9 O professor que desejar fazer uso dos computadores, só poderá fazê-lo nas horas-atividade ou aulas vaga, em hipótese alguma deve deixar os alunos sozinhos em aula para fazê-lo.
3.1 O Laboratório poderá ser utilizado de forma individual, para pesquisa e elaboração de trabalhos, ou de forma coletiva, para aulas regulares.
3.11 Em aulas coletivas, é de responsabilidade do professor da disciplina orientar os trabalhos e zelar pela ordem e utilização dos equipamentos.
3.12 O professor responsável deve solicitar os materiais necessários à condução de seus trabalhos à Coordenação do Laboratório de Informática, com antecedência.
3.13 As aulas coletivas a serem ministradas no Laboratório devem ser preparadas com antecedência pelo professor, com a preocupação de verificar a compatibilidade dos equipamentos às necessidades previstas. Bem como fazer o agendamento para a sua aula.
3.14 Ao término dos trabalhos, o professor responsável deve solicitar aos alunos que recoloquem as cadeiras em seus devidos lugares, desliguem os equipamentos corretamente, retornando-os à posição de origem, e que mantenham limpo o ambiente.
3.15 A utilização de forma individual do Laboratório é permitida fora dos horários de aulas regulares, com a autorização da Coordenação do Laboratório de Informática.
Parágrafo único. Para fazer uso dos equipamentos do Laboratório, o aluno deverá identificar-se à Coordenação com a respectiva identidade estudantil.
4 – DA DISCIPLINA
4.1 É de inteira responsabilidade do professor, manter a ordem e a disciplina no Laboratório de Informática, cobrando dos alunos a retirada completa das capas de todos os aparelhos (CPU, monitor e teclado) deixando-as dobradas ao lado e recolocá-las após o completo desligamento de todos os aparelhos, organizar as cadeiras cada qual no seu lugar.4.2 Qualquer conduta indevida, deve ser comunicada ao responsável pelo laboratório, e se for o caso, tomará as medidas cabíveis, ficando o usuário passível de punições, conforme regras estabelecidas no Regimento interno, podendo inclusive ter de ressarcir possíveis prejuízos/danos causados.
4.2 Para a preservação do meio ambiente acadêmico necessário às atividades do Laboratório, é importante:
i. não fumar;
ii. manter silêncio;
iii. preservar a limpeza do ambiente;
iv. não escrever nas mesas;
v. não colocar os dedos ou as mãos sobre a tela nem objetos sobre o monitor;
vi. não comer ou beber no recinto;
vii. entrar e sair do Laboratório de forma tranqüila, sem arrastar os móveis;
viii. utilizar as instalações e os equipamentos do Laboratório da forma recomendada pelos procedimentos da sala (em caso de dúvida, informar-se com os técnicos responsáveis);
ix. não levar equipamentos pessoais ou de terceiros ao Laboratório; caso isso aconteça informar antecipadamente.
x. identificar - se sempre que solicitado.
observar o horário de funcionamento fixado.
5 – DAS NORMAS PARA USO DA INTERNET
5.1 É proibido agredir verbalmente outras pessoas.5.2 É proibido usar vocabulário de baixo calão.5.3 É proibido tornar público assuntos pessoais alheios.5.4 Publicar ou enviar produto de trabalhos de outras pessoas violando os direitos autorais.
6 - DAS PROIBIÇÕES
6.1É proibido atentar contra o patrimônio do Estabelecimento (respeitando os equipamentos e materiais disponíveis)6.2 É proibido utilizar as instalações visando lucro financeiro pessoal e/ou para a escola.6.3 É proibido a retirada dos manuais do Laboratório6.4 É proibido a retirada de materiais do laboratório do local onde estão instalados, bem como abrir máquinas, desconectar fios, cabos, teclado, mouse, CPU, vídeos e outros.6.5 É vedada a utilização de equipamentos para fins não relacionados com as atividades escolares, a utilização de multimídias destina-se somente a aprendizagem e não ao entretenimento.6.6 É expressamente proibido o manuseio por alunos no micro de servidor.6.7 Não é permitido alterar as configurações dos computadores, bem como papel de parede, cores ícones etc.
Ao fazer uso dos equipamentos, o aluno deve:
i. verificar se a máquina apresenta as condições necessárias para uso;
ii. reportar qualquer problema ao responsável, caso constate alguma irregularidade;
iii. no caso de não observância do inciso anterior, a responsabilidade pela utilização passa a ser do próprio aluno.
Ao fazer uso da máquina, o aluno não deve:
i. utilizar o equipamento com o intuito de alterá-lo, mudá-lo de posição, retirar ou conectá-lo a qualquer outro equipamento; e
ii. causar danos nos equipamentos.
iii. Fica expressamente proibida à instalação de softwares e o acesso a chats, Messenger, relacionamentos, sites pornográficos.
Parágrafo único – É expressamente proibido alunos trajando bonés, bermudas bem como roupas que não estejam condizentes ao ambiente escolar. Podendo ser impedido de fazer uso do laboratório pelo professor responsável.
7 – DAS NORMAS GERAIS
7.1 O Laboratório de Informática será fechado ao término de cada aula quando o professor sair, avisando alguém da coordenação.7.2 É dever do professor cobrar dos alunos o cumprimento desse Regulamento e ao encerrar a aula, orientar os alunos a desligar os equipamento, luzes e ventiladores, fechar a porta e avisar a coordenação da escola sua saída.Até o fechamento do Laboratório, o professor será responsável por qualquer dano ocorrido no mesmo.7.4 O não cumprimento destas normas, obrigará a coordenação a tomar medidas restritivas na utilização do Laboratório, situação que em nada beneficia os alunos, nem dignifica a própria instituição.
8 – DAS PENALIDADES E INFRAÇÕES
8.1 Em caso de descumprimento de qualquer item destas normas, sujeitará o infrator às penalidades dispostas a seguir:8.2 Advertência verbal;8.3 Advertência Formal;8.4 Suspensão do acesso ao laboratório por tempo determinado de acordo com a gravidade da penalidade. Este prazo poderá ser de 15 (quinze dias).8.5 Todos os professores são responsáveis por comunicar a coordenação do Laboratório à ocorrência de infração aos itens deste regulamento e as providências competem ao coordenador do Laboratório.8.6 Quais quer problemas, não relacionados nesse Regulamento serão decididos em conjunto pela coordenação da instituição.8.7 Este Regulamento poderá se reformulado sempre que preciso, de acordo com as necessidades administrativas para o bom funcionamento do Laboratório.8.8 O descumprimento de qualquer artigo deste regulamento será considerado falta grave, com responsabilidade administrativa, civil e criminal, se o caso assim o requerer.
Paragrafo único - É de competência da Coordenação do Laboratório de Informática estabelecer as demais normas e procedimentos para o bom andamento dos trabalhos no Laboratório e se manifestar nos casos omissos do presente Regulamento.
José Evilardo Prudêncio de Brito
Professor Coordenador - LEI
Inácio Gomes da Silva
Professor Coordenador - LEI
Terezinha Alves Vieira – Diretora
Diretora
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Escola Wladimir- Premiada 1º LUGAR - FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA
A Coordenadora da 9ª CREDE - Dóris Sandra Silva Leão e a Diretora da Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz - Terezinha Alves Vieira
(Terezinha - Diretora da Escola, Lidomar - aluno, Professor -Alexsandro, Mayara - aluna e Doris - Diretora 9ª Crede)
Projeto Farol da Leitura (1º Lugar - Área Linguagens e Códigos)
Alunos Autores: Lidomar Nepomuceno e Mayara Moura
Professor Orientador: Alexsandro Costa Chaves
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
FALE CONOSCO - DEIXE SUA MENSAGEM (LABORATÓRIO ESCOLAR DE INFORMÁTICA - LEI)
- Professores Coordenadores - LEI (Laboratório Escolar de Informática
- Inácio Gomes da Silva (inacio.lei@crede09.seduc.ce.gov.br)
- José Evilardo de Brito (evilardo.lei@crede09.seduc.ce.gov.br)
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Atividade Direcionada - 3º Ano
Obtenha o resto da divisão de P(x) = x^3-2mx^2 + x -1 por Q(x) = x -2m
(UECE) Se o polinômio P(x) = x^3 -kx^2 +kx -1 é divisível por (x -1)^2, então k é igual a:
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4
Na próxima semana teremos mas alguns probleminhas.
Atividade Direcionada - 2º Ano
2ª ano
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS MATRIZES
As matrizes são tabelas de números reais utilizadas em diversos ramos da ciência da mídia da engenharia e em outros campos. Elas estão presentes no dia-a-dia das pessoas, sendo usadas, por exemplo; em tabelas comparativas de preços, para demonstrar oscilações no mercado financeiro, promoções em geral, estatística, economia, física, enfim na nossa vida como um todo.
Podemos tomar como exemplo o aplicativo Microsoft Excel, planilha eletrônica que faz parte da suíte Microsoft Office da Microsoft Company, que é baseado totalmente em matrizes e a que se tornou um programa muito popular entre as empresas.
Aqui são apenas alguns exemplos da utilidade desse assunto que a princípio parece não ter tanta importância para o nosso dia – a – dia, assim como outros assuntos matemáticos que não percebemos, mas tem uma grande relevância na nossa vida.
(MATRIZES)
Sendo as matrizes M2x3, Naxb, Pc x 4, Qd x e, é possível determinar M+N, N x P, P-Q, se:
a) b - a = c - b
b) a = b = c = d = e-1
c) b = a + 1, c = d = e = 4
d) a x b = 6, a+1= b = c = d = e-1
e) b = c= d = a+c/2
PRIMEIRO APRENDER)
Em uma pequena classe escolar, o professor comprou 6 caixas de chocolate para dividir numa turma de 8 alunos sendo que em cada caixa tem 36 chocolates, quantos chocolates cada aluno tem, sabendo que cada aluno tem que dar 1 chocolate para o professor ?
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Wladimir Roriz Canta Roberto Carlos
Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor e compositor brasileiro. É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo. Em 45 anos de carreira, completados em 2007, Roberto vendeu mais de cem milhões de álbuns.Nascido no interior do Espírito Santo, Roberto Carlos é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira. A família morava no bairro do Recanto, numa casa modesta no alto de uma ladeira e os demais membros da família eram: Lauro Roberto Braga, Carlos Alberto Braga e Norma Moreira Braga, que Roberto Carlos carinhosamente chamava Norminha.
Apelidado na infância como “Zunga”, ainda criança aprendeu a tocar violão e piano – a princípio com sua mãe e, posteriormente, no Conservatório Musical de Cachoeiro do Itapemirim. Seu ídolo na época era Bob Nelson, um artista brasileiro que se vestia de cowboy e cantava música “country” em português. Incentivado pela mãe, Roberto Carlos cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro de Itapemirim, aos nove anos. Ele se apresentou cantando o bolero “Amor y más amor”. Com prêmio pelo primeiro lugar, Roberto Carlos recebeu balas. O cantor recordaria anos depois o momento, relatado na obra “Roberto Carlos Em Detalhes”, de Paulo Cesar de Araújo: “Eu estava muito nervoso, mas muito contente de cantar no rádio. Ganhei um punhado de balas, que era como o programa premiava as crianças que lá se apresentavam. Foi um dia lindo. Então, tornou-se presença assídua do programa todos os domingos.
Durante a infância, sofreu um terrível acidente de trem que feriu gravemente sua perna, que teve de ser amputada, dando lugar a uma prótese que usa até hoje.
Ida para o Rio de JaneiroNa segunda metade dos anos cinquenta, Roberto Carlos mudou-se para Niterói (Rio de Janeiro). Seguindo muitos adolescentes da época, ele entrou em contato com um novo ritmo musical, o Rock, e passou a ouvir Elvis Presley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry.
Em 1957, Arlênio Lívio, um colega de escola, levou Roberto Carlos para conhecer um grupo de amigos que se reunia na Rua do Matoso, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Lá conheceu Sebastião (Tim) Maia, Edson Trindade, José Roberto “China” e Wellington. Ele formou com Arlênio, Trindade e Wellington o seu primeiro conjunto musical chamado “The Sputnicks”. Certa vez, ele precisava da letra de “Hound Dog” – e o grande fã de Elvis Presley daquela turma de amigos era Erasmo (Carlos) Esteves. Desta forma, Roberto Carlos conheceu aquele que se tornaria seu maior parceiro musical.
Com Erasmo integrado ao grupo, rebatizado como The Snakes, Roberto Carlos passou a se apresentar com freqüência em clubes e festas. O grupo foi convidado por Carlos Imperial a se apresentar no seu programa musical “Clube do Rock”, da TV Tupi. Imperial costumava apresentar Roberto Carlos como o “Elvis brasileiro”. No final daquela década, Roberto gravou alguns compactos e iniciava sua carreira oficialmente.
Em 1959, Roberto Carlos lançou “João e Maria/Fora do Tom”, um compacto simples. Dois anos depois, ele lançava seu primeiro álbum, “Louco Por Você”. Imperial compôs boa parte das canções deste disco. O LP não teve sucesso, e hoje Roberto Carlos renega este LP.
Site oficial de Roberto Carlos:
http://robertocarlos.globo.com/
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
terça-feira, 23 de junho de 2009
E.E.M. Wladimir Roriz comemora seu 7º Aniversário.
A Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz situada no município de Chorozinho, comemorou seu 7º aniversário no dia 05 de junho. As festividades iniciaram com os jogos interclasse e culminaram com a exposição de projetos escolares na 3ª Feira de Ciências “Meio Ambiente, Saúde e Vida”, no período de 08 a 12 de junho.
O evento teve como principal objetivo comemorar o aniversário da escola através da realização de atividades pedagógicas, voltadas para o desenvolvimento de projetos escolares, abordando temas referentes ao meio ambiente, saúde e vida do planeta, em virtude da Semana do Meio Ambiente em âmbito nacional.
A E.E.M. Wladimir Roriz desde sua fundação, vem trilhando caminhos na educação de Chorozinho, ao desenvolver aprendizagem através de projetos no intuito de conscientizar a comunidade acerca dos impactos ambientais, disseminando práticas voluntárias, cotidianas e solidárias para a preservação do meio ambiente e da vida humana.
A 3ª Feira de Ciências “Meio Ambiente, Saúde e Vida” contemplou os seguintes projetos:
- A feira em destaque;
- Arte da terra;
- A natureza em favos de suas beleza;
- Africanidades;
- A importância da dança e da música para a saúde e bem-estar;
- As poluições;
- Coleta seletiva;
- Cozinha acológica;
- Cozinha alternativa;
- Cozinha afro-brasileira;
- Hábitos saudáveis e atividade física;
- Histórico da Escola;
- Meio Ambiente em números;
- Microorganismo e Meio Ambiente;
- Patativa do Ceará;
- Polímeros;
- Produtos de limpeza;
- Projeto Farmácia Viva;
- Rádio-escola;
- Reciclagem;
- Humanidade e ambiente;
- Rio Choró, berço da sociedade chorozinhense;
- Saúde e qualidade de vida.
A técnica do Núcleo Regional de Cooperação dos Municípios (NRCOM) e ex-professora da escola, Georgina Barros prestigiou o evento representando a 9ª CREDE, levando à todos da Escola Wladimir Roriz, nossos votos de felicitações.
No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE, professora Dóris Sandra Silva Leão parabeniza a diretora Terezinha Alves Viera, ao núcleo gestor, aos professores e alunos pela dedicação e empenho na realização do 7º aniversário da E.E.M. Wladimir Roriz, que continua fazendo história ao realizar projetos voltados para o desenvolvimento sócio-educativo de seus discentes, ensinando-os valores primordiais para a vida acadêmica e cidadã.